Saltar al contenido

Shampoo Anticaspa

junio 12, 2018

A caspa é um dos problemas mais comuns em homens e mulheres de todas as idades. Também é irritantemente desagradável quando os flocos de caspa aparecem no cabelo e na roupa das pessoas.

O que é caspa?

O couro cabeludo como o resto da pele tem várias camadas, e a mais externa, a epiderme, está crescendo e caindo gradualmente. Quando a epiderme cresce muito rápido e flocos muito mais rápido e estas escamas são tão grossas que são vistas a olho nu, causando caspa. Este problema pode tornar-se muito grave, causando até mesmo calvície, e daí a importância do seu tratamento.

A caspa pode basicamente ser dividida em 2 tipos:

– Caspa seca: É aquela que cai sob a forma de escamas, por vezes sem necessidade de arranhar e as escamas são secas e brancas, bastante espessas.

– Caspa seborréica: Esta caspa é oleosa e tem que ficar amarela em vez de branca. Outra coisa que o caracteriza é que ele não cai facilmente, mas que coça excessivamente e coçar nos faz arrancar pedaços de caspa com tudo e cabelo causando calvície.

Como você pode ver, a caspa seborréica merece um tratamento mais forte para lutar não só contra a caspa, mas também contra a queda de cabelo.

Conhecendo o Shampoo Caspa

Felizmente, quer se trate de caspa seca ou seborreica, existe uma solução no mercado para ambos. O tratamento é tão simples como aplicar um champô anticaspa de forma adequada e pronta. As causas da caspa devem então ser procuradas para evitar uma nova aparência de caspa.

Por exemplo, a caspa seborreica é causada principalmente pelo stress, por isso evitar o stress ajuda-nos a controlá-la. Enquanto a caspa seca pode ser porque o couro cabeludo está muito seco ou porque se acumula muita sujidade devido ao uso do champô errado.

Componentes de Champôs Caspa

Agora, se falamos de xampus anticaspa, há muitas ofertas no mercado, algumas são um esquema, outras são muito eficazes. Para não nos confundirmos devemos sempre ler os componentes do champô; um champô anti-caspa que contenha qualquer um destes componentes será eficaz:

– Alcatrão de carvão: ajuda no tratamento da caspa, eczema e psoríase. Só deve ser deixado agir durante cinco minutos sobre o couro cabeludo e removê-lo com a lavagem; é muito eficaz, mas deve evitar a exposição ao sol durante o tratamento.

– Ácido salicílico e enxofre: estes dois componentes juntos servem para tratar a caspa e favorecer o crescimento de novas células. Por isso, além de eliminarem o problema, favorecem o crescimento de novos cabelos e pele.

– Cetoconazol: champôs com 2% de cetoconazol são altamente eficazes, mas só devem ser usados sob supervisão médica rigorosa, pois podem ter efeitos secundários. São ideais para o tratamento da dermatite seborreica.

– Sulfureto de selénio: O sulfureto de selénio é também um potente produto antifúngico e anticaspa. Nos champôs para uso doméstico, a concentração é de 1% e, nos champôs de prescrição, de 2,5%.

– Piritiona de zinco: A piritiona de zinco é um composto muito suave mas eficaz para eliminar a caspa, isto significa que os champôs que usam este composto podem ser usados diariamente se a pessoa preferir.

Sabe, existem inúmeros champôs anticaspa, todos igualmente eficazes, por isso obtenha o que mais lhe agrada e resolva o seu pequeno problema de caspa. Após algumas semanas de tratamento, não terá de olhar tantas vezes para o espelho para remover os flocos feios do seu cabelo e roupas.